Por Marcos Gonzalo
Durante a sessão do ACNUR que ocorreu na tarde desta quarta-feira (16), os EUA e a Rússia afirmaram que poderiam aumentar suas contribuições financeiras à Turquia para ajudá-la na manutenção dos refugiados sírios que recebe. Para que a meta de 500 milhões de dólares doados seja alcançada, a síria e a Turquia pediram ajuda também a União Europeia.
O delegado da Nigéria clamou pela regulamentação dos refugiados, já que com dados mais concretos, é possível garantir o bem estar dos mesmos com a melhor distribuição da renda doada.
O fato dos sírios serem vistos como visitantes no país chamou a atenção, e foi recomendado pelo comitê que a Turquia aceitasse os sírios como refugiados. Entretanto, a Delegada turca alegou que isso afetaria a soberania de seu país.
A questão da educação foi tratada pelo comitê com extrema importância. Como a delegada do Líbano disse, “as crianças de hoje construirão a Síria de amanhã”. A questão dos professores e da língua foram as mais debatidas: O fato de não falarem a mesma língua do país que as refugia causa um problema no sistema de ensino. Como solução, foi implementado o ensino de ambas as línguas, o árabe e o turco, nas escolas, com o enfoque no Árabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário